sexta-feira, 6 de junho de 2008

Trombose Venosa Profunda


Recebi uma dúvida do meu primo que mora em Campina Grande Pb, que é o seguinte:"minha namorada teve uma trombose venosa profunda na perna esquerda. Os médicos mandaram ela fazer só atividade moderada aeróbia, e depois de 3 meses começar com máquinas. Uns falam que pode malhar, outros não. E aí? o que fazer?"



Trombo (gr. Thrómbos) significa coágulo sangüíneo. Trombose é a formação ou desenvolvimento de um trombo.A trombose pode ocorrer em uma veia situada na superfície corporal, logo abaixo da pele. Nessa localização é chamada de tromboflebite superficial ou simplesmente tromboflebite ou flebite.Quando o trombo se forma em veias profundas, no interior dos músculos, caracteriza a trombose venosa profunda ou TVP.Em qualquer localização, o trombo irá provocar uma inflamação na veia, podendo permanecer restrito ao local inicial de formação ou se estender ao longo da mesma, provocando sua obstrução parcial ou total.



Não achei em literatura algo relacionando à não prática de exercícios para quem tem TVP, o que vi foi o aconselhamento das atividades. O certo seria dosar, para que não haja exageros tanto praticando musculação ou exercícios aeróbios. Eu aconselho na musculação é realizar exercicios de Membros inferiores alternando com Membros superiores para que tenha um aumento do fluxo sanguineo consequentemente do retorno venoso. No caso dos aeróbios, não exagerar no tempo de esteira ou bicicleta. Procure respeitar a sobrecarga e volume(tempo). Entrei no site www.steticlin.com.br do Doutor Fernando Soares Moreira falando de verdades e mentiras sobre varizes:



"Muitas pessoas seja homem ou mulher possuem dúvidas sobre as verdadeiras causas sobre como as varizes surgem. Os fatores genéticos e hereditários é que determinam a tendência ao problema. Se a pessoa já nasce com predisposição o risco de desencadear varizes poderá ser maior.
Este artigo é para esclarecer algumas dúvidas e lhe ajudar na prevenção de varizes, e não descarta em nenhuma hipótese uma avaliação de um especialista em varizes. Se você possui sintomas e está com dúvidas marque uma consulta para que o médico possa lhe diagnosticar e assim evitar complicações para sua saúde."

Mito: Usar salto alto causa varizes?


Não. Porém se usar salto alto diariamente, isso poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.Mito: A musculação causa varizes?Muito pelo contrario. Exercícios ajudam a prevenir estimulando circulação do sangue evitando o aparecimento de veias doentes. A causa das varizes é o sedentarismo, mas é importante se consultar com um médico para que ele possa lhe avaliar.
Mito: Existem cremes que eliminem as varizes ?


Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. È perda de dinheiro na certa. Agora existem cremes que podem alviar alguns sintomas.
Mito: A cirurgia de varizes é arriscada?


De maneira alguma. Muita gente teme a intervenção cirúrgica, com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente.
Mito: Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?


Negativo. Ao retirar as veias doentes, a circulação ira melhorar com tempo, pois o sangue ira fluir através de veias mais saudáveis.Mito: Depilação causa varizes?Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis. 
Mito: Cruzar as pernas causa varizes?


Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo.
Verdade: As varizes são um problema genético?Se seus pais têm varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.Verdade: Meias elásticas ajudam na circulação?Nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.Verdade: A alimentação influencia na formação de varizes?


Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.
Verdade: As mulheres têm mais varizes do que homens?Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilarem as pernas.Verdade: A gravidez provoca varizes?

Devido a alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição, seja por anticoncepcionais; genética; e excesso de peso).


Verdade: Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes?
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.
Verdade: As varizes podem levar à trombose?


Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
Verdade: Anticoncepcional causa varizes?

Porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.



Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.





10 comentários:

Unknown disse...

A QUAZE 5 ANOS ATRAZ TIVE UMA TVP NA PERNA ESQUERDA,LOGO APOS DO NASCIMENTO DO MEU FILHO,10 DIAS DEPOIS,MINHA PERNA FICOU MUITO ENCHADA E ESTAVA FICANDO ROXA,ENTREI NO DESISPERADA,FALEI COM UMA MÉDICA Q IA TIRAR OS PONTOS DA MINHA CIRÚRGIA E ELA FALOU Q ERA NORMAL,ENCONTREI O MÉDICO Q FEZ MEU PARTO E ELE Q MIM FALOU Q PODERIA SER UMA TVP E Q EU PROCURASCE UM MÉDICO VASCULAR COM URGENCIA,NESSE MESMO DIA FIZ UMA PATERIA DE EXAMES E ACUSOU Q ERA UMA TVP,O MÉDICO MIM COLOCOU DIRETOA NA UTI,PENSE NO DESISPERO,EU COM UM FILHO DE 10 DIAS DE NASCIDO,CHORAVA DIA E NOITE,EU TIVE A TVP POR CANTA Q MEU FILHO ESTAVA ENCIMA DA VEIA PRINCIPAL DA PERNA ESQUERDA,ELE NASCEU COM 4 QUILOS 180,EU TINHA CAIMBRA TODA HORA E A MÉDICA Q FEZ MEU PRÉ NATAL DISSE Q ERA NORMAL,O MÉDICA VASCULAR DISSE Q A MÉDICA ERA PRA TER MIM ENCAMIDA PARA O ANGIOLOGISTA,SE TIVESCE ENCAMIADO NÃO TINHA ACONTECIDO ISSO COMIGO,TIVE 4 ENTERNAMENTO,PASSEI 8 MESES EM CIMA DE UMA CASA,TIVE UMA HEMORRAGIA Q EU PENSEI Q IA MORRER,SOFRI MUITO,SÓ PENSAVA NO MEU FILHO,ACHAVA Q EU IA MORRER E NÃO IA CRIAR MEU FILHO, ERA TANTO SOFRIMENTO Q AS VEZES PEDIA A DEUS PRA MIM LEVAR Q EU NÃO AQUENTAVA MAIS,EU OLHAVA PRO MEU FILHO ,EU CHORAVA TANTO POR NÃO PODER CUIDAR DELE,EU VIA O SOFRIMENTO DOS MEU PAIS,MEU ESPOSO ,MEUS IRMÃO E MINHAS CUNHADAS,TODOS MIM AJUDARAM MUITO ,O Q ELES FIZERAM POR MIM NÃO TEM DINHERO Q PAQUE,ELES FICARAM DIA E NOITE COMIGO ,MIM DANDO FORÇA,REZANDO PEDINDO A DEUS Q MIM TIRASCE DAQUELE SOFRIMENTO,QUANDO EU CHORAVA E PEDIA A DEUS Q MIM LEVASCE ,MINHA MÃE DIZIA ,NÃO FALE ISSO NÃO TENHA FÉ ,SEU FILHO PRECISA DE VC,SIM SOU GRATA TAMBÉM A MEU MÉDICO PREFERIDO ,O MÉDICO Q FEZ MEU PARTO Dr. JOÃO VIEIRA, GRAÇAS A ELE Q EU NÃO PERDI A PERNA,SE ELE NÃO TIVESCE FALADO Q ERA PRA MIM PROCURAR UM MÉDICO VASCULAR ,EU TINHA PERDIDO A PERNA,FIQUEI COM SEQUELA ,MINHA PERNA FICA ENCHADA SE EU PASSAR MUITO TEMPO EM PÉ OU SENTADA,EU AGRADESÇO DIA E NOITE A DEUS POR ESTA AQUI ,POIS VI A MORTE DE PERTO,MEU FILHO VAI FAZER 5 ANOS ELE É MINHA VIDA E MEU TUDO. OBG. MEU DEUS POR TUDO.

aamato disse...

TVP e varizes são assuntos completamente diferentes. TVP consiste na trombose do sangue venoso no sistema venoso profundo, enquanto que varizes sao veias dilatadas e superficiais. Veja mais em www.amato.com.br

jany disse...

EU TIVE UMA TROMBOSE VENOZA AGUDA NA PERNA ESQUERDA E UMA EMBOLIA PULMONAR POR CAUSA DO ANTICONCEPCIONAL QUASE MORRI FOI UM SOFRIMENTO TREMENDO PENSAVA MUITO NOS MEUS FILHOS E ESPOSO..AGRADESÇO A DEUS POR QUE ELE RESTAUROU MINHA SAÚDE ..AGRADESÇO PELA ORAÇÃO DOS IRMÃOS DA IGREJA PELA OBRA DE MILAGRE QUE DEUS OPEROU ..OS MÉDICOS ME DESINGANARAM FIQUEI 3 DIAS COM DORES FORTES NA PERNA E NO PEITO E OS MEDICOS NÃO SABIAM O QUE ERA NO 3 DIA DE MUITA DOR UM MEDICO RESOLVEU PEDIR O COLLOR DOPPER UM EXAME E CONSTATOU TROMBOSE AÍ ELE VEIO A SABER QUE AS DORES QUE SENTIA NO PEITO ERA UMA EMBOLIA PULMONAR DEVIDO OS COÁGULOS DE SANGUE ESTAREM SUBINDO PELA CORRENTE SANGUINEA E PARANDO NO PULMÃO ..PASSEI 12 DIAS NA UTI SEM PODER ME MEXER COM MUITOS MEDICAMENTOS E OS MEDICOS QD NO HORARIO DE VIZITA DIZIA PRO MEU ESPOSO QUE A CHANCE DE VIDA ERA POUCA ...MAS DEUS MANDOU A PALAVRA NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ QUE IRIA ME CURAR ...SAÍ DA UTI MUITO BEM OS EXAMES DAÍ 1 SEMANA DO MEU PULMÃO QUE OS MEDICOS DISSERAM QUE MEU PULMÃO TINHA MORRIDO EM FIM DAÍ UMA SEMANA COM NOVOS EXAMES RELATARAM QUE MEU PULMÃO ESTAVA NOVO...GLORIAS A DEUS POR ISSO ...AMO MUITO A DEUS POIS ELE FOI MEU SOCORRO

Unknown disse...

tive trombose a sete meses sera que eu irei usar salto novamente sempre usei muto salto mas tenho medo de usar e ficar com algum problema maior obrigada
pela atenção

Unknown disse...

Tenho 17 anos e a quase 1 ano eu trato a minha trombose venosa profunda eu fiquei internada 1 semana. E gostaria de saber se posso usar salto alto de vez em quando, em festa essas ocasiões mesmo tendo trombose ainda ou se me traz algum risco!!! Obrigada aguardo a resposta.

Eliane Sanches disse...

Tive Trombose na perna esquerda após abdominoplastia,há 3 meses. Sempre usei salto, será que vou poder voltar a usar? Estou tomando Pradaxa até dezembro e usando meia elastica

Grumari disse...

Também não entendi. Começa com uma questão sobre TVP e depois fala sobre varizes.

Unknown disse...

Jocyane Pires Em um ano sofri trombose na perna esquerda ,sofri muito e fiquei com sequelas se ando mto,se fico em pé se fico sentada dói muito;durmo com a perna em cima de um travesseiro ,ñ consigo usar salto mais ...Será normal?

Unknown disse...

Jocyane Pires Em um ano sofri trombose na perna esquerda ,sofri muito e fiquei com sequelas se ando mto,se fico em pé se fico sentada dói muito;durmo com a perna em cima de um travesseiro ,ñ consigo usar salto mais ...Será normal?

Unknown disse...

Tive trombose 18 diasdapós uma cirurgia de varizes, dei 7 trombos na perna esquerda. Isso ocorreu a dois meses e meio. Estou fazendo tratamento com Xarelto. Sempre gostei muito de saltos, mas o médico me aconselhou evitar por enquanto, e se usar, dar preferência para saltos de 3 cm.
Mas disse que usar uma vez ou outra não faz mal. Pois isso não fará ei ter uma nova trombose.
Minha perna incha bastante ainda, isso mais sapatilhas, meu tratamento irá durar cerca de um ano.
Espero muito que não fique sequelas.
Isso só o tempo dirá. Como diz uma amiga aqui acima...
Agradeço muito a Deus por estar viva e ter as duas pernas.
Pois fiquei uma semana com a perna inchada e doendo de não conseguir andar, e o 1° médico que passei disse que não era nada. Sendo que a primeira semana es mais perigosa.
Por isso não canso de agradecer...