quinta-feira, 5 de junho de 2008

Exercíos durante o trabalho



Recebi uma sugestão de quais alongamentos ou exercícios fazer durante o trabalho. Essa atividade é ministrada pela turma que trabalha com ginastica laboral.Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.


Não é minha área atuante, portanto fui pesquisar. Então vamos a um breve historico:


A ginástica laboral teve origem no Japão onde, desde 1928, os funcionários dos correios participavam de sessões de ginástica diariamente, visando a descontração e o cultivo a saúde. Após a II Guerra Mundial o Japão iniciou a pratica de ginástica laboral no local de trabalho, o que ajudou a promover, com o engajamento consciente de seus empregados, o enorme crescimento de sua economia, sendo até hoje um dos exemplos mais importantes ao incentivo desta atividade.




Esse tipo de atividade não influencia apenas na parte psicológica( estresse, poder
de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) ,mas como também em resultados físicos. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.Os trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.


Portanto vamos ao que interessa, que tipos de exercícios ou alongamentos devo fazer então ,já que no meu trabalho não oferece esse tipo de recurso(que pena :P) ?



  • Pare por alguns minutos pelo menos a cada 2 horas de trabalho e execute alguns alongamentos para grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas. Isso combate a má postura e evita formigamentos por problemas circulatórios.

  • Movimentos como elevação do ombro, sua projeção para frente e para trás ajudam. Para o pescoço, flexione-o para frente e para trás, também de um lado para o outro e por fim um grande movimento circular da cabeça (circundução).

  • Para o tronco, espreguice-se (boceje) e dobre se pra frente e pros lados. Faça de maneira gentil e lenta.

  • Em relação às pernas, utilize as escadas sempre que se locomover por alguns andares, promovendo uma melhor circulação. Além dos benefícios cardiovasculares, promovidos até mesmo em pequenas distâncias, você estará aumentando seu gasto calórico, importante fator na manutenção da saúde.

  • Para funções específicas há exercícios específicos. Se você trabalha ou passa muito tempo diante de um computador, por exemplo, deve realizar uma pausa periódica para olhar e focalizar objetos distantes, aliviando a visão.

  • Também deve realizar exercícios de alongamento para as mãos e antebraços, evitando sobrecarga por digitação ou utilização do mouse:
    Estenda o braço à frente, deixando a mão relaxadamente caída para baixo. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo na direção do seu quadril, com as costas da mão voltadas para a tela do computador, por 20 a 30 segundos, para alongar a musculatura posterior de seu antebraço.

  • Puxe a mão relaxada agora para cima, em direção à sua cabeça e com a palma da mão voltada para a tela do computador, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço. Repita, realizando os mesmos exercícios para o outro braço.



Brevemente colocarei fotos de alongamentos para serem executados no trabalho ou em casa no site do picasaweb.



BOM TRABALHO!

2 comentários:

Silvino Junior-Personal Trainer disse...

quem não puder visualizar direito as fotos, é só acessar meu albúm.

http://picasaweb.google.com.br/scunhacjr

kalib disse...

Essa é útil para mim..
não só para mim..mas para qualquer pessoa que trabalhe cerca de 8 horas apenas sentado.. :p