quinta-feira, 12 de março de 2009

A importância da ingestão de zinco na dieta.


O zinco está envolvido em processos bioquímicos relacionados à imunidade, à formação óssea e à cicatrização. É um nutriente com papel biológico essencial nos mecanismos de proteção antioxidante (substâncias que retardam a oxidação, deterioração e rancificação das gorduras, evitando a formação de radicais livres), principalmente nos relacionados às membranas celulares, bastante requisitados durante a atividade física intensa. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas e esportistas.

O zinco é importante na substituição de perda tecidual, na manutenção de paladar e olfato, na cicatrização e representa papel essencial na função imunológica, é um mineral bastante importante, pois é antioxidante, na qual tem a função de bloquear o efeito danoso dos radicais livres (resíduos do metabolismo do oxigênio que podem danificar os componentes das células). O músculo está entre os órgãos mais ricos em zinco, estudos com humanos também mostraram que a redução nos níveis de zinco da dieta está relacionada com diminuição na força muscular, o desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão.

O zinco é amplamente encontrado em alimentos de origem animal, ligado às proteínas. Nozes e leguminosas são consideradas fontes relativamente boas de zinco, cereais são fontes pobres deste mineral, em geral os alimentos fontes são:


Ostras, mariscos, manteiga de amendoim, cereais enriquecidos, fígado, carne bovina, peixe, gema do ovo, aves, leite e substitutos, grão integral, feijões secos, ervilha, milho, nozes,levedo,alface, batata, beterraba, cenoura, couve, espinafre, cereja, laranja, pêra. A recomendação dietética diária de zinco para adultos é: Mulheres Homens 8 mg.d-L 11 mg.d-1. (Recommended Dietary Allowances (RDA) - DRI ´s, 2001).



OBS: texto retirado de artigo científico.

Nenhum comentário: