sábado, 28 de março de 2009

Problemas da Tireóide


A tiróide é uma pequena glândula, com formato de borboleta, localizada na frente da traquéia, no pescoço. Sua função normal é a produção dos hormônios tiroidianos L-tiroxina e L-tironina, que influenciam uma variedade de processos metabólicos no organismo. Esses processos incluem a conversão dos alimentos em energia, a regulação do crescimento e da fertilidade e a manutenção da temperatura corpórea. Os problemas tiroidianos surgem quando ocorre a produção de hormônios em excesso ou em quantidades insuficientes.

Sinais e sintomas O hipertiroidismo (as formas mais comuns são a doença de Graves e o bócio tóxico multinodular) ocorre quando a tiróide produz hormônios em excesso. Alguns dos sinais e sintomas da doença são:
* Tremores
* Oscilação do humor
* Fraqueza

* Diarréia 
* Palpitações cardíacas 
* Intolerância ao calor 
* Ciclos menstruais mais curtos 
* Perda de peso injustificável 
* Cabelos finos ou perda de cabelos

* Pulso rápido

* Nervosismo
* Olhos saltados

* Aumento da glândula tiroidiana

O hipotiroidismo ocorre quando a glândula produz quantidade insuficiente de hormônios para satisfazer as necessidades do corpo. Alguns dos sinais e sintomas são:

* Fadiga e sono excessivo 
* Pele seca e pálida 
* Voz mais grossa


* Ganho de peso 
* Cabelo secos com tendência a queda

* Perda de apetite
* Sensação constante de frio
* Rosto inchado (principalmente ao redor dos olhos)
* Ciclos menstruais irregulares e/ou com grande fluxo de sangue
* Perda de memória

* Constipação 
* Glândula tiroidiana aumentada 

Tratamento

O tratamento dos problemas tiroidianos depende da condição apresentada. O hipotiroidismo geralmente é tratado com suplementação de iodo e de hormônios tiroidianos. A pessoa pode precisar de reposição hormonal por toda a vida, com acompanhamento médico periódico para controle do tratamento. No hipotiroidismo o tratamento varia de acordo com a causa, mas geralmente inclui uma ou mais das seguintes opções: 
* Remoção cirúrgica da glândula tiróide 
* Iodo radioativo

* Medicamentos que façam cessar a produção excessiva dos hormônios da tiróide A remoção cirúrgica e o tratamento com iodo radioativo geralmente requerem a suplementação posterior de hormônios tiroidianos.


Entrevista feita pelo doutor Dráuzio Varela sobre a tireóide:

Drauzio – O perigo é que esses sintomas são sutis no início. A pessoa sente um pouco de cansaço, de indisposição, uma leve depressão e atribui tudo às vicissitudes da vida moderna. Como se trata de um processo gradativo, na verdade, elas se acostumam com o que estão sentindo e não buscam ajuda.


Marcello – Isso acontece mesmo, o que torna fundamental lembrar sempre da possibilidade de um distúrbio da tireóide. O hipotireoidismo clínico é bem menos freqüente. Cerca de 1% dos casos atinge mulheres jovens; 2%, mulheres acima de 40 anos e 5%, as que têm mais de 60 anos de idade. Então, à medida que envelhecemos, a tireóide deve ser avaliada. No entanto, é importante destacar a existência de um mito folclórico segundo o qual as pessoas obesas não conseguem emagrecer por causa de problemas na tireóide, porque isso não é verdade. O porcentual de hipotireoidismo subclínico é alto, mas ele não leva à obesidade. Embora o metabolismo fique mais lento, a pessoa come menos, pois sente menos fome. Seu peso aumenta porque ela incha e forma o que chamamos de mixedema. Em vista disso, tratamento para combater a obesidade com hormônios de tireóide deve ser rigorosamente condenado. 

Drauzio – Vamos ressaltar os principais sintomas do hipotireoidismo?


Marcello – No hipotireodismo, diminui a produção de hormônios da tireóide e como eles são fundamentais para a ativação do metabolismo ocorre uma diminuição geral da atividade do organismo. Decrescem a atividade cerebral e a freqüência do batimento cardíaco. A pessoa pensa mais lentamente, tem tendência à depressão e à sonolência. Há também maior deposição de líquidos no corpo o que provoca o edema característico do mixedema. O aumento de peso deriva mais desse edema do que propriamente do acúmulo de gordura. A pele fica fria e seca e os reflexos, mais vagarosos. Além disso, verificam-se alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

Drauzio – Nas fases mais avançadas, o hipotireoidismo pode ser uma doença grave?

Marcello – Pode ser grave e fatal. No estágio final da doença, os pacientes tornam-se mixedematosos, entram em coma e o tratamento pode ser infrutífero. Drauzio – O hipertireoidismo também pode ser detectado pelo exame do TSH? Marcello – Nos casos de hipertireoidismo, o TSH está suprimido porque o excesso de hormônios de tireóide inibe o funcionamento da hipófise. Os sintomas são opostos aos do hipotireodismo. Há uma hiperativação do organismo. A pessoa fica nervosa e irritadiça, dorme pouco, tem taquicardia, seu coração bate rápido. Como apresenta intolerância ao calor, numa sala em que todos estão com frio, ela transpira muito. Além disso, perde peso, principalmente à custa de proteínas e dos músculos. Essa é mais uma razão para não usar hormônio da tireóide quando se quer emagrecer, porque é maior a queima dos músculos do que a da gordura.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Treinamento de força e qualidade de vida



Acredito que o significado de treinamento de força tenha o mesmo sentido de com relação à musculação. Ambos exercem um papel importante no condicionamento físico em geral, tanto para perfomance, reabilitaçaoes de lesões como o aumento da massa muscular. Sempre respeitando as variáveis de carga, amplitude dos movimentos, tempo de contração e velocidade.
Antigamente comparava se treinamento de força com homens e mulheres musculosos e hoje essa visão já está sendo mudada para o conceito de saúde, bem estar fisico, corpos firmes e resistentes, através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular. Sem falar do mais importante, para o controle de doenças degenarativas como osteoporose, controle de hipertensão e diabetes entre outros. Irá melhorar a auto-estima, ficando mais bonito, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesmo.
Quando se fala em bem estar, se fala também em qualidade de vida. Qualidade de vida não é apenas praticar exercícios, pois até o excesso dessas atividades irá promover um stress fisico e mental, que irá afetar na vida do indivíduo.
Qualidade de vida é ter hábitos saudáveis, como se alimentar bem, ir ao médico periodicamente e usar protetor solar. É ter cuidados com o corpo, como praticar exercícios fisicos e mentais, ter atenção para a qualidade de seus relacionamentos, não se envolvendo com pessoas que abusam de alcool ou drogas, portanto, ter um balanço entre vida pessoal e profissional, saúde espiritual e etc.

quinta-feira, 12 de março de 2009

A importância da ingestão de zinco na dieta.


O zinco está envolvido em processos bioquímicos relacionados à imunidade, à formação óssea e à cicatrização. É um nutriente com papel biológico essencial nos mecanismos de proteção antioxidante (substâncias que retardam a oxidação, deterioração e rancificação das gorduras, evitando a formação de radicais livres), principalmente nos relacionados às membranas celulares, bastante requisitados durante a atividade física intensa. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas e esportistas.

O zinco é importante na substituição de perda tecidual, na manutenção de paladar e olfato, na cicatrização e representa papel essencial na função imunológica, é um mineral bastante importante, pois é antioxidante, na qual tem a função de bloquear o efeito danoso dos radicais livres (resíduos do metabolismo do oxigênio que podem danificar os componentes das células). O músculo está entre os órgãos mais ricos em zinco, estudos com humanos também mostraram que a redução nos níveis de zinco da dieta está relacionada com diminuição na força muscular, o desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão.

O zinco é amplamente encontrado em alimentos de origem animal, ligado às proteínas. Nozes e leguminosas são consideradas fontes relativamente boas de zinco, cereais são fontes pobres deste mineral, em geral os alimentos fontes são:


Ostras, mariscos, manteiga de amendoim, cereais enriquecidos, fígado, carne bovina, peixe, gema do ovo, aves, leite e substitutos, grão integral, feijões secos, ervilha, milho, nozes,levedo,alface, batata, beterraba, cenoura, couve, espinafre, cereja, laranja, pêra. A recomendação dietética diária de zinco para adultos é: Mulheres Homens 8 mg.d-L 11 mg.d-1. (Recommended Dietary Allowances (RDA) - DRI ´s, 2001).



OBS: texto retirado de artigo científico.